top of page

Farofa de Pinhão


No Sul do Brasil essa iguaria é muito conhecida, principalmente no estado do Paraná (PR). Nada mais é que a semente da Araucária que se forma dentro de uma pinha, fechada e com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. É uma delícia e essa receita fica maravilhosa demais, vamos aprender?


Ingredientes:

120 gramas de bacon;

1 cebola picada (usei a roxa);

1 colher de sopa cheia de manteiga;

3 colheres de sopa de cenoura ralada;

2 xícaras de chá de pinhão cozido, descascado e picado (aproximadamente 45 unidades e tem dica de cozimento no final);

2 xícaras de chá de farinha de mandioca;

Sal, pimenta do reino moída e salsinha picada a gosto.


Modo de preparo:

Numa frigideira (se tiver a antiaderente é melhor), doure o bacon na própria gordura até ficarem crocantes. Coloque-os num recipiente com papel toalha e descarte a gordura que sobrou.

Na mesma frigideira coloque a cebola e a manteiga. Refogue a cebola por aproximadamente 2 minutos e incorpore a cenoura. Mexa bem e acrescente os pinhões picados. Aguarde cozinhar apenas até o pinhão esquentar. Acrescente a farinha de mandioca, mexa sem parar (fogo baixo) por aproximadamente 5 minutos, a farinha precisa tostar e a sua cor ficar mais douradinha. Acerte o sal e agregue a pimenta do reino moída. Coloque o bacon, aguarde cozinhar mais uns minutinhos e finalize com a salsinha picada. Fica maravilhosa demais! Excelente acompanhando para carnes e churrasco.


Dica para o cozimento do pinhão: lave-os em água corrente. Para cada kg de pinhão, utilize 1 litro de água e 2 colheres de sopa de sal. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos após pegar a pressão. O ideal é deixar a pressão sair sozinha antes de abrir a panela.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page