top of page

Harmonização de queijos e vinhos


Preparei três sugestões deliciosas de tábuas de frios para vocês arrasarem na harmonização.


Queijo e vinho são uma dupla famosa e com muita história para contar, as mais antigas evidências da existência de ambos datam de períodos de 5.000 a 6.500 anos a.C.


Apesar de estarem presentes na história da humanidade há muito tempo, a harmonização de queijos e vinhos ainda pode gerar dúvida em muitos para alcançar uma combinação perfeita, já que para cada queijo há uma combinação de vinho para dar o “match” perfeito.


Vamos começar pelo meu preferido, o Vinho Chardonnay, pois na minha casa é muito consumido (até no inverno) e como sugestão, sugiro harmonizar essa maravilha com: queijo minas frescal, camembert ou brie, nozes, uvas verdes (Thompson que são sem sementes) ou figo, parma e mel.


O segundo da minha lista é o Vinho Cabernet Sauvignon (resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc) e como sugestão, sugiro, harmonizar com: queijo parmesão ou gouda, por apresentarem uma elevada percentagem de gordura e, por serem maduros, combinam perfeitamente com este tipo de vinho robusto e forte. Chocolates amargos ou com altas porcentagens de cacau acompanhados de vinhos ricos em taninos é uma experiência aconselhável a experimentar. Presunto de parma ou serrano, amendoins, nozes, amêndoas e tâmaras, devido a sua estrutura gordurosa, também podem ser um bom acompanhamento.


O terceiro da minha lista é o Vinho Malbec e como sugestão, sugiro harmonizar com: queijo gouda, grana padano ou parmesão, amêndoas e salame italiano. As sobremesas combinam aqui também, como por exemplo, chocolates ou doces a base de chocolate (ambos 70% cacau). Se optar por geleias, priorize a de frutas vermelhas, morango ou amora.


Dica: para calcular a quantidade de frios por pessoa, pode usar uma média de 200 à 250 gramas e para os pães ou torradas 100 gramas.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page